Foi inaugurado em Quedas do Iguaçu (centro-sul paranaense)na manhã desta sexta-feira, 03, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Com novas e modernas instalações irá atender pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
O cerimonial aconteceu na frente da nova instituição para evitar ao máximo aglomeração devido a Pandemia e contou com a presença do prefeito Elcio Jaime da Luz, vice Edith Maier, presidente da Câmara de Vereadores Adilson Polese, secretários, entre eles, Raquel Eleutério Preto (pasta da saúde), presidente da Aciqi José Carlos Marcon, representante da 10ª regional de Cascavel, funcionários, pacientes e a comunidade.
“O CAPS é uma política de saúde que existe desde 2002, como que Quedas do Iguaçu com 34 mil habitantes pelo Senso do IBGE não tinha esse serviço? É vergonhoso, todos nós enquanto cidadão temos a nossa responsabilidade e vamos trabalhar com qualidade com equipe técnica qualificada” destacou a secretária Raquel. Para manter a instituição tem um investimento mensal de 35 mil reais da prefeitura, porém, Preto anunciou que a mesma será habilitada ao Ministério da Saúde. “Vamos ganhar o custeio pra manter o serviço, faremos a proposta para construção de um CAPS nosso em Quedas do Iguaçu”.
Raquel terminou sua fala sobre a obra inaugurada salientando “se a saúde vai bem, todos vão bem, somos 200 trabalhadores concursados na saúde, olha a nossa responsabilidade, ninguém é uma ilha um dá suporte pro outro e juntos vamos construir uma saúde para dar orgulho a nós trabalhadores e principalmente pra cada cidadão que aqui aqui vive”.
O prefeito Elcio Jaime (foto) lembrou da parceria com a APAE (o prédio é locado pela instituição) e o envolvimento das entidades com sua gestão. “Todas as entidades estão envolvidas com nossa administração, desde das igrejas (padre e pastores), lembro do recurso para construção da piscina de hidroginástica e tudo isso com recursos do município, estamos no teto máximo de investimento”. Elcio também falou dos asfaltos que estão sendo feitos como o do CTG Pealando a Saudade. “A gente tem dado essa atenção em todos os sentidos, desde a cultura ao tradicionalismo e em primeiro lugar a saúde”.
“Quando assumimos o comando do município eu disse que quem ia trabalhar com gente tem que gostar de gente, se for pra estar lá pra dar coice e atropelar não faz parte de nossa equipe e falo isso sem ter vergonha, já disse até para o governador Ratinho Junior “eu tenho a melhor equipe do Brasil” se você não gostar de sua equipe quem é que vai gostar?”. E prometeu: “A população irá ouvir muito o Hino do Município em ações como esta aqui” dando a entender que virão muitas obras para serem inauguradas em seu mandato. .
O CAPS de Quedas do Iguaçu conta com um psiquiatra, um médico (clínico geral) para apoio, três psicólogas (para psicoterapia), assistente social e atenção básica para suporte.