De tarde, foi a vez das alunas do Projeto Social Arte e Expressão, de Colombo, fazer uma visita guiada.. Créditos: Valdir Amaral/Alep
Alunos de Laranjeiras do Sul e Colombo visitaram a Assembleia Legislativa do Paraná, nesta segunda-feira (17) e conheceram os espaços da Casa de Leis, seu funcionamento e algumas curiosidades.
Pela manhã, os acadêmicos do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul, de Laranjeiras do Sul, visitaram o gabinete da deputada Luciana Rafgnin (PT), conheceram o Plenário Waldemar Dário e participaram de uma audiência pública que acontecia no Plenarinho da Casa de Leis, sobre o Dia Internacional de Enfrentamento à LGBTIfobia, celebrado em 17 de junho.
“Eu não conhecia a Assembleia ainda e achei uma experiência muito interessante para a gente. Na sala de aula nos falamos sobre ciência política, antropologia política, mas a gente não tem muita ideia de como que funciona, como que são elaboradas as leis. É uma realidade totalmente diferente da sala de aula, então está sendo um aprendizado bem bacana”, afirmou a estudante do terceiro período de Ciências Sociais, Emilly Tainara da Silva Mohr. Para ela, o contato com a deputada também foi muito bom. “Ela falou dos seus projetos, explicou como que são elaboradas as leis e pudemos estreitar um pouco mais esse contato”, completou.
“Viemos conhecer mais a dinâmica da construção de leis, da sua execução. Sabemos que daqui saem leis que impactam muito na nossa vida, questões que a gente debate na sala de aula, mas nem sempre conseguimos perceber elementos que fogem da nossa discussão teórica, Vamos voltar com muito mais conhecimento”, afirmou o professor de História, Ricardo Callegari.
Projeto Social Arte e Expressão
De tarde, foi a vez das alunas do Projeto Social Arte e Expressão, de Colombo, fazerem uma visita guiada. Elas conheceram o Plenarinho, o Salão Nobre, o Plenário e participaram da abertura da exposição “Nossa Luta: A Perseguição aos Negros Durante o Holocausto”. As alunas, com idades entre seis a 14 anos ficaram encantadas com o local. A professora de Dança, Grasiele Silva, disse que a visita foi maravilhosa para elas. “Trazer nossas alunas aqui é algo muito importante para essas pré-adolescentes que estão conhecendo os Poderes Legislativo e ainda mais agora é um ano político. Então quando eu falei para elas, nós vamos conhecer o local onde os deputados ficam elas falaram, ué cada um não fica na sua cidade igual os prefeitos? Daí a gente falou que não e explicamos e com a visita guiada ficou mais completa a explicação de como que funciona esse Poder”.
Visitas guiadas
Quem tiver interesse em conhecer a Assembleia Legislativa do Paraná pode organizar um grupo e realizar uma visita agendada. Para isso, basta entrar em contato com o Cerimonial da Casa de Leis. No momento do agendamento é necessário apresentar um documento (ofício) constando o nome da instituição (se for uma escola, universidade ou organização), contato (nome, telefone e e-mail), grau de escolaridade dos alunos, idade dos visitantes e número de pessoas no grupo. Cada grupo deve ser formado por no máximo por 40 pessoas. As visitas podem ocorrer de segunda-feira à sexta-feira, das 9 às 17 horas. Porém, recomenda-se a visitação entre segundas e quartas-feiras porque são dias em que ocorrem as sessões plenárias. Regimentalmente, as sessões plenárias iniciam às 14h30.
nformações pelo telefone da Coordenadoria de Cerimonial (41) 3350-4007 ou pelo link: http://www.assembleia.pr.leg.
ALEP