Educação prepara alunos para a etapa nacional da Olimpíada de Matemática das escolas públicas - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco
  • 0
  • 1
  • 2
  • 3
demo-image

Educação prepara alunos para a etapa nacional da Olimpíada de Matemática das escolas públicas

 

alunos_com_as_medalhas_celebram

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) deu início à última etapa das Olimpíadas de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (OMAP), que acontece de partir desta segunda-feira (30) e até quarta-feira (02), em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. Com a participação de 252 finalistas, o evento é uma imersão preparatória para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBM), programada para os dias 10 e 11 de outubro.


Os alunos que se destacaram nesta competição estadual terão a oportunidade de participar de uma intensa programação de estudos e atividades com especialistas em matemática. Ao final do evento, serão selecionados 150 medalhistas de ouro que representarão o Paraná na OBM.

As Olimpíadas de Matemática são uma iniciativa que envolve estudantes do 6º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio da rede estadual. Com quase um milhão de alunos participando ao longo do processo, a OMAP se consolidou como uma das principais iniciativas de incentivo ao ensino da matemática no Paraná.


"O desafio das Olimpíadas de Matemática é fundamental para despertar o interesse dos alunos por esta área do conhecimento. A OMAP não só melhora a proficiência dos estudantes, mas também valoriza o trabalho dos educadores na prática pedagógica", destacou Roni Miranda, secretário estadual da Educação.

O evento, que ocorre no Hotel Rafain, inclui palestras, oficinas e atividades interativas, proporcionando aos alunos um ambiente rico em aprendizado e troca de experiências. Camila Fernandes Roberto, coordenadora de currículo da Seed-PR e uma das organizadoras do evento, explica que a ideia é oferecer uma imersão que visa não apenas a formação acadêmica, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. “Essa é uma oportunidade única para que os jovens se preparem para os desafios da OBM."


Além de aprimorar conhecimentos, a OMAP também proporciona um reconhecimento aos alunos que se dedicaram ao longo do ano. Durante a cerimônia de encerramento, que acontecerá no dia 2 de outubro, serão entregues medalhas aos melhores colocados, celebrando o esforço e a conquista de todos os participantes.

Foto: Silvio Turra/Seed-Pr

AEN

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *