O escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT) de Cianorte, no Noroeste do Paraná, começou a recolher nesta quinta-feira (7) medicamentos vencidos ou em desuso pela população. Um totem, projetado especialmente para a função, foi instalado no local.
O equipamento possui também um painel que contabiliza a quantidade de litros de água que deixa de ser contaminada a partir do descarte correto – estudos da Brasil Health Service (BHS), especializada no gerenciamento de resíduos e na logística reversa de serviços de saúde, aponta que um quilo de medicamento lançado no esgoto pode contaminar até 450 mil litros de água.
Chefe regional do IAT em Cianorte, Marcelo Aparecido Marques explica que a ação é uma parceria entre o órgão e a BioAcces, empresa voltada para a coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos classificados como perigosos. O objetivo, diz ele, é aliar educação ambiental à preservação do meio ambiente a partir da tecnologia. O IAT é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).
“O totem faz a contagem e quantifica o resíduo coletado, indicando o volume de água preservado em cada ação. É uma forma de protegermos o meio ambiente, uma iniciativa que sensibiliza a população sobre a importância do descarte adequado do medicamento e promove o que a gente entende como verdadeiramente uma educação ambiental eficiente”, destaca.
Ele alerta ainda para outros impactos decorrentes do descarte irregular. O despejo desses medicamentos em sistemas de esgoto causa a presença de resíduos farmacêuticos em corpos d’água.
A contaminação pode ampliar a resistência de cepas bacterianas geradas por resíduos de antibióticos em solos e águas, com impacto em animais, plantas e seres humanos. “Diante desse cenário, o que o IAT busca é promover o conhecimento técnico e científico sobre questões ambientais, incentivando a população a adotar práticas que minimizem os impactos negativos no meio ambiente”, afirma.
A proposta vai contar também com o desenvolvimento de campanhas educativas para a população, com palestras, panfletos informativos e materiais didáticos com explicações sobre os riscos do descarte inadequado de medicamentos.
A intenção, a partir do sucesso da iniciativa em Cianorte, é ampliar o projeto para as outras 21 regionais do Instituto Água e Terra no Paraná.
Serviço:
Escritório regional do IAT em Cianorte
Endereço: Rua 19 de Dezembro, n° 214, Zona 1
Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
AEN