Como parte das ações do Mês da Consciência Negra, o Governo do Estado promove um mutirão temático voltado à empregabilidade da população afrodescendente. Estão programados atendimentos prioritários e processos seletivos para este público nesta quinta e sexta-feira (21 e 22) e nos dias 26, 28 e 29 de novembro, na Agência do Trabalhador Central de Curitiba (Rua Pedro Ivo nº 503), das 9h às 16h. Os interessados devem portar documento com foto e carteira de trabalho (física ou digital).
Cinco empresas parceiras realizarão entrevistas e seleções direcionadas, ampliando as oportunidades para trabalhadores em busca de colocação ou recolocação no mercado de trabalho.
A iniciativa é das secretarias do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR) e da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e integra uma série de atividades voltadas à inclusão social e ao combate às desigualdades, destacando a importância da empregabilidade como instrumento de transformação social.
De acordo com a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, o objetivo é reforçar a luta por equidade e valorizar a contribuição histórica da população negra para o desenvolvimento do Paraná.
“A realização desse mutirão é um marco no combate às desigualdades. Nosso foco é garantir que o público negro tenha acesso a oportunidades que realmente possam transformar suas vidas. Representantes de cinco grandes empresas estarão presentes no dia da ação. E as pessoas que comparecerem poderão já sair com uma possibilidade de contratação”, disse.
Mauro Moraes, secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, destacou que o Estado está intensificando ações para ampliar oportunidades de emprego e desenvolvimento profissional para pessoas negras, facilitando acesso ao trabalho, ascensão nas organizações e reconhecimento de talento.
“Estamos intensificando em todo o Estado, através das Agências do Trabalhador e postos avançados de atendimento, ações que promovam de maneira efetiva as oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional para pessoas negras, facilitando acesso ao emprego e buscando também condições de ascensão dentro das organizações e reconhecimento de seu talento e competência”, disse.
As atividades do Mês da Consciência Negra reforçam o papel do Paraná na promoção de políticas públicas que combatam o racismo estrutural e fortaleçam o acesso a direitos da população negra. Para mais informações sobre os processos seletivos, os interessados podem acessar o site oficial da SETR.
AEN