34,9% dos trabalhadores da região Oeste vão poupar ou investir o dinheiro extra de fim de ano | |
recebimento da primeira parcela do 13º salário, que será paga nos próximos dias. No entanto, o rendimento extra será mais direcionado para poupança e pagamento de dívidas do que para consumo imediato. Uma sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), em parceria com o Sebrae/PR, mostra que 39,4% dos paranaenses planejam poupar ou investir o valor. Na região Oeste, a prioridade também será fazer uma reserva ou investimento financeiro, com 34,9%, bem como o pagamento de dívidas, com 26,2%. Outra destinação do valor serão viagens e turismo, com 19%, e o pagamento de impostos e taxas, que deve ser realizado por 14,3% das pessoas. Após essas prioridades, os trabalhadores da região devem gastar o abono com presentes, representando 11,9% das intenções. Reformas e construções, tradicionais nessa época do ano, são pouco citadas, com apenas 0,8% dos entrevistados planejando usar o 13º para esse fim. Para o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, os dados refletem o comportamento consciente dos trabalhadores paranaenses, que priorizam a organização financeira e o uso estratégico do abono. “No Paraná, o destino do 13º salário será principalmente para reserva, investimento e pagamento de dívidas, que podem ser relativas a vencimentos futuros ou contas atrasadas. Embora boa parte do valor seja destinada a compromissos financeiros, este volume extra de recursos nas mãos dos consumidores também repercute positivamente no comércio de bens, serviços e turismo, especialmente em itens como presentes e viagens”, avalia. Com relação ao destino do 13º salário, a coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, aponta que os paranaenses tiveram uma mudança no comportamento. “No ano passado foi um recurso utilizado mais para cobrir dívidas e, agora, vemos uma preocupação maior em ter uma reserva ou até investir. As viagens também ganharam espaço e indica uma oportunidade para o setor de turismo. Além disso, é necessário prestar atenção às nuances do perfil de compra dos consumidores, uma vez que é possível dar ênfase nas estratégias”, completa. Análise por gênero Os trabalhadores do gênero masculino também mostram predileção em usar o valor para viajar, com 22,6%, ante 15,6% entre as mulheres, bem como pagar impostos e taxas, com 16,1%, ante 12,5% entre as mulheres. O percentual de homens que planejam utilizar o abono para a compra de presentes também é maior, com 16,1%, ante 7,8% de mulheres.
Assessoria de Imprensa Sebrae/PR |