O evento reuniu prefeitos, secretários, vereadores de 28 municípios e a população no auditório da UTFPR para discutir políticas públicas antirracistas.
O Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nupier) destacou a importância de iniciativas como a criação de Conselhos Municipais de Igualdade Racial e a inclusão da cultura afro-brasileira e indígena no ensino. Municípios que aderirem ao projeto poderão receber selos de certificação (ouro, prata e bronze), conforme suas ações afirmativas.
Entre os palestrantes estavam Eduardo Filho, diretor de Igualdade Racial dos Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná (Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa); Amanda Ribeiro dos Santos, promotora do MPPR/Nupier, que participa da ação e atua no Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nupier), unidade especializada do Ministério Público do Paraná vinculada ao Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos do MPPR; Renata Blonski, diretora do Departamento de Programas Sociais e coordenadora do Programa de Política para Mulheres e Flávia Mizerski (Laranjeiras do Sul); Aloisio Nascimento, presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial; e Scheyla Oliver.
A cerimônia de posse do Conselho de Igualdade Racial de Guarapuava foi um momento marcante na luta pela equidade racial e justiça social. Scheyla Oliver, uma das facilitadoras do GT Estadual Hip Hop Paraná - 50 anos, foi eleita por unanimidade como presidente do Conselho, demonstrando o respeito e a confiança que inspira na comunidade.