Com a colheita da safra 2024/2025 de soja concluída no município de Virmond, os resultados positivos do Curso de Manejo Integrado de Pragas da Soja (MIP-Soja) já podem ser comemorados. A iniciativa, promovida pelo IDR-Paraná e SENAR-PR, em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura, envolveu um grupo de 10 produtores rurais comprometidos com a sustentabilidade e a eficiência no campo.
A tecnologia do MIP-Soja, aliada ao Manejo Integrado de Doenças (MID-Soja) e ao uso do Coletor de Esporos da Ferrugem da Soja (Programa Alerta Ferrugem), proporcionou redução no uso de inseticidas – aplicados em apenas 40% das áreas, com apenas uma aplicação em 30% delas.
O resultado? Uma produtividade média de 170 sacas por alqueire (4.215 kg/ha) – superior à média histórica do município, que gira em torno de 160 sacas por alqueire.



O engenheiro agrônomo Pedro Campos, do Senar Paraná, parabenizou os participantes pela dedicação e assiduidade durante o curso. Já o engenheiro agrônomo William De Brino, do IDR-Paraná, reforçou a importância do uso de ferramentas como o MIP-Soja, que reduzem custos e aumentam a produtividade de forma ambientalmente correta.
A expectativa agora é de que uma nova turma seja formada para a próxima safra, ampliando o número de produtores capacitados e comprometidos com uma agricultura mais inteligente e sustentável.
Virmond segue inovando no campo, colhendo resultados e semeando conhecimento para o futuro!
Assessoria