Coordenado pela professora Eloá Angélica Koehnlein, e supervisionado pela nutricionista da Clínica-Escola de Nutrição da UFFS Larissa da Cunha Feio Costa, o projeto busca enfrentar o problema da seletividade alimentar, marcada pela recusa e desinteresse a certos tipos de alimentos.
O protocolo desenvolvido pela UFFS foi criado a partir de uma técnica chamada "Food chaining" (encadeamento alimentar), criado pelas pesquisadoras Cheri Fraker e Laura Walbert, para pessoas e crianças com extrema seletividade alimentar. A técnica considera as preferências da criança por textura, sabor, temperatura, cor ou aparência dos alimentos. Assim, de maneira gradual, são introduzidos novos alimentos semelhantes em uma ou mais dessas propriedades que a criança com TEA já aceita comer.
Na fase da aplicação, quando há o treinamento para capacitação de pais e responsáveis para atuarem como agentes de mudança, aplicando as estratégias no dia a dia da família, o projeto está promovendo encontros semanais e presenciais, sempre às sextas-feiras, das 9 às 10 da manhã, na Clínica-Escola de Nutrição da UFFS. Ao todo, serão nove encontros. Interessados em participar podem confirmar pelo whatsapp (46) 3543-8499. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. A Clínica está localizada em frente ao Bloco A, na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza, na Avenida Edmundo Gaievski, nº 1.000.
Mais informações em: https://encurtador.com.br/